quinta-feira, 19 de julho de 2018

Para que servem as cartolinas cortadas em formatos geométricos utilizadas na Visualização Móvel?



As cartolinas cortadas em formatos geométricos são utilizadas na Visualização Móvel, que é um instrumento que facilita a comunicação entre grupos de pessoas, a finalidade desta metodologia ou instrumento é que todos participem de maneira efetiva para tomada de decisão com clareza nos pontos que estão sendo abordados de um tema ou problemática.
As cartolinas cortadas em formatos geométricos são utilizadas de maneira lógica e didática, na busca do melhor cenário para que todas as ideias expostas pelos participantes sejam visualizadas, podendo assim formar uma visão geral e clara dos pontos abordados em uma oficina ou reunião de um grupo de pessoas que buscam soluções para determinada demanda ou necessidade na vida social, pessoal e profissional.

TARJETAS são cartolinas cortadas em formatos geométricos


O nome de mercado para este produto/insumo é TARJETA, mas também são denominadas ou conhecidas por alguns clientes como Cartelas, Tiras e Filipetas. 





Os formatos mais comuns utilizados em uma moderação de grupos são: Retangulares, Ovais, Circulares, Sextavada e Nuvens. 
As medidas e as cores podem ser ajustadas dependendo das necessidades e adequação no encontro de matéria-prima, as cores e as medidas podem variar e outros formatos podem ser inseridos. O uso não segue um determinismo, e sim a criatividade para que a utilização seja feita de forma lógica, trazendo os aspectos descontraídos e leves para a reunião. 






Ideias de como as TARJETAS podem ser usadas em uma Oficina de Moderação


As Tarjetas no formato Retangular possuem medidas que são definidas como: Tarjetas Retangulares Grandes, que são usadas para títulos, frases, comentários, resumos ou propostas, geralmente usadas para destaques de informações importantes; e as Tarjetas Retangulares Pequenas, que são usadas para o registro de contribuições de opiniões e ideias, informações resumidas, porém claras e objetivas. As Tarjetas Ovais são apropriadas para coletas de ideias, permite uma melhor estruturação associativa. Podem também ser usadas para subtítulos ou para destacar algo. Também são bastante utilizadas para o detalhamento de uma ideia, associando-se a uma tarjeta de outro formato (retangular, circular, etc.). 
As Tarjetas Circulares são mais apropriadas para títulos ou para destacar aspectos relevantes. As Tarjetas Circulares Pequenas são indicadas para números, nomes, símbolos ou desenhos. 
Tarjetas Nuvens são apropriadas para os títulos. Tarjetas Sextavadas são indicadas para títulos ou destaques em uma apresentação.


O Aprender fazendo é a melhor didática


O processo de aprendizagem ou formação de opinião e conscientização parte do princípio básico de vivências e conhecimentos que os indivíduos adquirem de forma ativa ou passiva ao longo de sua formação, passando por vários processos de construção de ideias que são geradas constantemente a cada novo dado acessado pelo indivíduo. Os aspectos cognitivos do pensar, escrever, e ordenar de maneira lógica as suas ideias, pensamentos e opiniões exercem sobre a mente humana o fator positivo que é o aprender fazendo. Parafraseando o filósofo Confúcio: "Aquilo que escuto, eu esqueço, aquilo que eu vejo eu lembro, aquilo que eu faço, eu aprendo". A Visualização Móvel, com seus instrumentos de trabalho, que são as TARJETAS, que precisam do mecanismo da escrita e da mente para que a ideia crie vida, em primeiro momento parecem ser simplistas, tendo em vista a gama de equipamentos tecnológicos que nos cercam. Porém, ao finalizarmos uma reunião ou uma oficina utilizando a metodologia com as tarjetas, percebemos a dinâmica do grupo, formado por pessoas que se tornaram provedores de ideias e promotores das mudanças de atitudes e mentalidades, que foram sendo passo a passo construídas pela sua própria capacidade de refletir e encontrar, dentre todas as possibilidades e probabilidades, a melhor solução para compor o quadro de visualização das melhores ideias do grupo. 


Fonte base de pesquisa:
Livro Enfoque Participativo - 1º Edição: 2001 - Cordioli, Sérgio.





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