sexta-feira, 22 de junho de 2018

Visualização Móvel metodologia desenvolvida para o desenvolvimento de ações/engajamento sociais e pessoais.

Você sabe o que é Visualização Móvel?


A Visualização Móvel é uma técnica que utiliza de maneira eficiente os aspectos lúdicos da comunicação, usando para isso materiais que envolvam, de maneira leve e divertida, grupos de pessoas que visam melhorar a comunicação e o entendimento entre várias formas de pensar, com a troca de experiências e informações, e assim encontrar respostas para o tema abordado em uma reunião. De maneira lógica, soluções são encontradas e processos melhorados, fazendo com que uma reunião em grupo seja melhor aproveitada e produtiva, sem ter dispersões e nem desvio de finalidade. 
A técnica foi criada na Alemanha, na década de 70, com um movimento crescente do interesse da sociedade em participar ativamente das tomadas de decisões, em projetos e outras medidas que envolvessem suas vidas. Essa nova tendência deu origem a várias metodologias que pudessem de alguma forma atender às expectativas sociais, na busca de um envolvimento maior nas decisões, sejam elas de forma pública ou privada.

O termo Visualização Móvel e suas aplicações

Enfoque Participativo
A técnica/instrumento tem como objetivo buscar meios de tornar visível um debate ou apresentação de um tema a ser discutido entre um grupo de pessoas. A técnica une a visualização por meios de tarjetas de diversos formatos e tamanhos, onde são escritos ou registrados os pensamentos, as ideias e as opiniões dos participantes do grupo de discussão. A mobilidade se dá pela flexibilização na ordem de apresentação das ideias apresentadas pelos participantes, permitindo que as ideias e sugestões sejam disponibilizadas. Assim, todos podem visualizar o painel montado, apresentando a imagem construída pela participação e pelo envolvimento de cada participante da discussão.

Comunicação e transmissão de informações geram conhecimento e responsabilidade


O crescente interesse por uma maior participação na sociedade alemã, nos anos 70, tornou necessária a criação de novas formas de atender de maneira positiva a vida em sociedade, em que a monopolização de informações e conhecimentos não ficassem somente restritos a um seleto grupo. A Visualização Móvel auxiliou e ainda auxilia positivamente no atendimento desta necessidade na Europa, sendo utilizada no território brasileiro, com grande eficácia, pelos diversos setores e consultores que utilizam o Enfoque Participativo de sua base didática-pedagógica. Todas as camadas da sociedade reclamavam pelo seu direito de opinar e ser ouvidas, mas para isso precisavam ser capacitadas para que fossem melhor aproveitadas. Conduz a técnica o anseio, nascido de forma autônoma na sociedade, de contribuir para o meio onde atuam, como agentes ativos, propulsores de ideias e soluções, ao invés de meros agentes passivos, devido ao acesso melhorado às informações.

Fonte base de pesquisa:
Livro Enfoque Participativo - 1º Edição: 2001 - Cordioli, Sérgio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário